domingo, 10 de maio de 2015

Intolerância

Retomando as postagens do blog, vamos postar uma sequencia de links para assistir um debate sobre o tema "intolerância", a antítese da tolerância, pois refletindo e entendendo melhor como se manifesta a intolerância podemos percebe-la e consequentemente combate-la chegando a uma melhor condição de tolerância. Temos que entender a diferença entre discordância, impaciência, intolerância, etc. Esse debate nos faz refletir sobre isso, sobre o quanto nos falta para atingirmos a almejada fraternidade dentro do contexto de um mundo globalizado.



Já nos disse André Comte-Sponville que "A tolerância é uma virtude delicada pois só pode ser considerada virtude se for na dose certa – e este é um grande desafio. Tolerar tudo não é mais tolerância e sim indiferença".

Existem limites que diferenciam tolerância, indiferença, permissividade, conivência. Seria tolerância tolerar o racismo por exemplo? Seria tolerância tolerar um governo ou ideologia intolerante? A resposta seguramente é não, portanto a tolerância só é virtude se estiver aliada à moral e outras virtudes, só é virtuoso tolerar um erro havendo o propósito da correção, de não mais reincidi-lo. Tolerar que alguém erre indiscriminadamente e por reiteradas vezes passa à ser indiferença quando não cumplicidade. É sobre tudo isso que nos fazem pensar os grandes filósofos e sobre tudo isso e muito mais é que trata este debate de altíssimo nível a respeito do tema.

Segue abaixo os links do programa:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=CrBgclG5zC8
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=u6czBRKlzdw
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=bBGZOBCbnaY
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=5NAEjrE8RT4
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário